Amigos do Blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Algo mais sobre o blues...

O Blues,  esse gênero maravilhoso e envolvente de fazer música tanto vocal ou instrumental, é uma das bases que vem dar origem ao rock and roll. Ritmo envolvente, "onde se fundamenta o uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, utilizando sempre uma estrutura repetitiva"... apesar dessa explicação quase que técnica, o blues é simplicidade pura... 

O termo blue, vem de fato da cor azul que "sisnestesicamente" significa tristeza na cultura norte-americana, por isso surgiu o termo "let's sing our blues", algo que se pode traduzir como: Vamos cantar nossos azuis. 

Teve seu nascimento lá nos Estados Unidos entre os cantos de fé religiosa, os chamados e belos spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos. Em sua maioria, as letras, muitas das vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela. 

Esses cantos religiosos (spirtuals), no entanto, têm suas origens na distante África, onde a tradição é passada de pai para filho, no qual deu-se a ferramenta para o nascimento do "Blues" pelos negros americanos, descendentes de escravos africanos, nos final do século XIX

Nos Estados Unidos da América o blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia), dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, nas chamadas "worksongs", para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho, as quais são uma das origens dos "blues". 

São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão. Porém o conceito de "blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando sua essência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Era um modo mais pessoal e melancólico de expressar seus sofrimentos, angústias e tristezas. A cena, que acabou por tornar-se típica nas plantações do delta do Mississippi, era a legião de negros, trabalhando de forma desgastante, sobre o embalo dos cantos, os "blues".

Provavelmente, W.C Handy, o possível "pai do blues", ouviu este tipo de música pela primeira vez em 1903, quando viajava e observava um homem tocando seu violão com um canivete. O primeiro artista popular do gênero foi Charley Patton, na década de 20. Posteriormente, surgiram outros nomes, como Son House, Willie Brown, Leroy CarrBo Carter.

Procurando melhores condições de vida e oportunidades, no incício da década de 40, uma grande parte dos negros americanos emigrou para Chicago, levando o blues juntamente com eles. Com o uso de instrumentos musicais elétricos, uma gama enorme de novas possibilidades se abriu, permitindo que os adeptos ao gênero pudessem alcançar voos mais altos.

Nesta época surgiu o primeiro músico do blues (bluesman) a ter reconhecimento fora dos Estados Unidos e a ter eletrificado todos os instrumentos de sua banda foi Muddy Waters, o qual foi uma grande influência para famosas bandas, como The Beatles e Rolling Stones.

Ainda podemos citar o surgimento de outros importantes músicos nesse período. Alguns exemplos: Willie Dixon, com seu baixo acústico tradicional e sua voz grave, sendo considerado o "poeta do blues”; e Howlin' Wolf, guitarrista e gaitista, ficou famoso por sua voz rouca.

É impossível falar sobre o blues sem mencionar B.B. King. O “rei do blues” se consagrou em razão de ter colocado a guitarra solo como elemento central, criando um estilo de forma pura e melódica e com características únicas.

Nos anos 60, o gênero serviu de fundamento para a criação de um dos maiores estilos musicais: o rock. O considerado "rei do rock", Elvis Presley tinha sua origem totalmente enraizada no blues. Bandas como The Beatles, Rolling Stones e Led Zeppelin também foram totalmente influenciadas pelo mesmo.

Durante os anos 70, o estilo começou a perder seu espaço para outros gêneros com elementos eletrônicos, especialmente da Era Disco

No início dos anos 80, as apresentações de blues começaram a ficar cada vez mais escassas, pois a própria moda da época rejeitava a sua tendência não-comercial, entrando em contraste com a fase "Dancing”.

Porém, graças ao guitarrista americano Stevie Ray Vaughan, o gênero ganhou novas forças. O músico começou a regravar clássicos e a criar sua própria marca, unindo elementos típicos do blues de Chicago, como Albert King, B.B. King e Howlin' Wolf, com o de Jimi Hendrix.

Após a morte de Vaughan, o gênero nunca mais teve a mesma força de antes, sendo gradativamente esquecido pelas massas a partir dos anos 90. Em razão do apelo comercial da indústria da música, infelizmente o blues tomou uma proporção cada vez mais restrita, algo definitivamente diferente do que se via na época de sua criação.

O blues tem exercido uma grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country,além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional.

O blues tem vários sub-gêneros: 


O gênero possui certa popularidade no Brasil, alguns cantores e bandas de rock que possuem grande influência de
blues
, são:



O blues vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, com importantes festivais anuais como o Mississipi Delta Blues Festival em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga no Ceará, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival em Rio das Ostras no Rio de Janeiro, o Ibitipoca Blues Festival na cidade de Lima Duarte em Minas Gerais, MS Blues Festival em Campo Grande no Mato Grosso do Sul e o Festival de Blues Internacional de Ribeirão Preto em São Paulo.

Esse gênero musical é tão bom que vários filmes o tem como tema. Clique na lista e veja quais são: Filmes que retratam o blues... 



A música quando boa, instrumental ou não, tem poesia.
E ai, só ai, que é cultura!
Abraços, sempre!!!...
Mu®illo diM@tto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado visitante amigo(a) pelo seu comentário, por favor aguarde minha aprovação. Volte sempre!