Amigos do Blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de março de 2013

Respondendo a altura, assim espero



Costumamos ver sempre o lado ruim das pessoas, mesmo quando esse lado não está visivelmente à amostra... conheço uma que em especial já se mostrou bem preconceituosa em outras ocasiões em relação a detonar pessoas, que muitas vezes, por não fazer parte do seu enquadramento cultural, ela desdenha como inferior, mau caráter, incapaz... coisas assim do gênero, e assim não foi diferente, quando em pleno Dia Internacional da Mulher, ela, essa pessoa, sentada ao meu lado no ônibus, me perguntou o que ouvia com tanto interesse em meu velho discman (é... eu ainda tenho um...e funciona!!!), e ao dizer o que eu ouvia, ela me fez outra pergunta, só que agora em um tom bastante debochado:


Como você ainda pode curtir tanto esse tal de Bob Marley? Um negro feio que parecia não tomar banho, sempre com a mesma roupa, um maconheiro, seguidor de uma seita pagã e que se deixou morrer, e por assim dizer, praticamente cometeu suicídio sem se importar com familiares e todos os fãs e seguidores que tinha ao redor do mundo?! Humf!”... 

E como eu sempre gosto de responder essas asneiras, eu disse: 

Bob, além de ser um dos maiores "reggaeiros" que já visitou esse nosso planeta, tinha pensamentos porretas, tipo assim:

"Você pode não ser o primeiro homem dela, o último homem dela ou o único homem dela. Ela amou antes, pode ser que ela ame de novo. Mas se ela te ama agora, o que mais importa? Ela não é perfeita - você também não é, e vocês dois podem nunca ser perfeitos juntos, mas se ela te faz rir, te faz pensar duas vezes, e admite ser humana e cometer erros, segure-se a ela e dê a ela o máximo que você puder. Ela pode não estar pensando em você a cada segundo do dia, mas ela te dará uma parte dela mesmo sabendo que você pode quebrar - o coração dela. Então não machuque ela, não mude ela, não analise e não espere mais do que ela pode dar. Sorria quando ela te fizer feliz, diga a ela quando ela te deixar com raiva, e sinta a falta dela quando ela não estiver por perto.

Achei que essa resposta caiu bem para a data que era, pois essa pobre sofre do marido na questão de violência domestica, e por diversas vezes já foi parar na delegacia por ter sido fortemente agredida, mas parece não aprender que o feio em questão não é o Bob... mas eu fui um pouco mais além dizendo:

“Para mim o fato da cultura de Bob Marley ser diferente não era e nunca será ruim, não vejo motivos negativos nisso... pois não há negatividade no que é saudavelmente diferente, e sim que, por sua cultura ser justamente diferente, só acrescentou ainda mais a minha, pois o fato de admirar outras culturas não é exatamente vivê-las, mas sim respeitá-las, quanto ao lado ruim de Bob, se é que tinha, eu simplesmente nem quero saber, pois prefiro bater palmas pelos seus acertos do que atirar pedras pelos seus erros, e isso serve para todos que eu conheço... um dia, na hora certa, eu vou bater palmas para você também, por hora eu prefiro esconder as minhas pedras."

Bob Marley, foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele é um dos grandes alicerces do século XX... e é bom que muitos não o olhem de forma contrária, pois um dia se darão conta disso. Bob, nasceu em 06 de fevereiro de 1945, em Nine Mile, Jamaica e faleceu em 11 de maio de 1981. 

Bob Marley, esse também era um entre os bons!!! Essa que fez esse infeliz comentário, ainda é uma das que compõem a ala dos ruins, mas creio que por pouco tempo, já que acredito na evolução de alguns. E afinal, como bem disse Bob: 


“O reggae não é pra se ouvir é pra se sentir.

Quem não o sente não o conhece.”

(Bob Marley)


Abraços!!!...

Mu®illo diM@ttos
 

2 comentários:

  1. Sabias palavras,muito lindo texto.(Amo Bob Marley)
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço o seu comentário, linda. Apareça mais vezes, ok?

    ResponderExcluir

Obrigado visitante amigo(a) pelo seu comentário, por favor aguarde minha aprovação. Volte sempre!